Política

Adelino Follador pede prorrogação de prazo para escolas públicas entregarem Alvará de Licenciamento

Postado em 15/06/2017 13:00 h | Fonte: Assessoria

Parlamentar destaca que instituições de ensino não teriam condições financeiras de atender exigências do Corpo de Bombeiros...

O deputado Adelino Follador (DEM), durante pronunciamento na sessão de terça-feira (13), destacou sua indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), referente à necessidade de o governo prorrogar o prazo estipulado às instituições de ensino público estadual e municipal, para entrega do Alvará de Funcionamento atualizado exigido por meio da Portaria nº 650/2017/GAB/Seduc.
Segundo Follador, trata-se do processo de regularização das escolas da rede pública estadual de ensino, no nível da educação básica na modalidade regular, educação de jovens e adultos, educação especial, do campo, educação escolar quilombola e indígena.
De acordo com o parlamentar, as escolas não estão adequadas para que as prefeituras emitam os alvarás. Segundo Follador, algumas escolas necessitam de investimentos para se adaptarem as exigências e passarem pelas vistorias do Corpo de Bombeiros.
No entanto, o deputado ressalta que tais investimentos devem partir da Seduc, uma vez que as instituições de ensino público não conseguem arcar financeiramente com as adaptações exigidas para a regularização, conforme pede a portaria do governo.
“O Estado precisa notificar a Seduc, e não as escolas. Estamos fazendo esse apelo para que o prazo seja prorrogado, afinal, as escolas não têm recurso, e dessa forma, podemos evitar que o ano letivo dos alunos seja prejudicado”, concluiu o deputado.


Cartórios
Adelino Follador declarou que a Assembleia cometeu um erro quando, no ano passado, aprovou aumento de 7,5% no repasse para o Ministério Público, Defensoria e Procuradoria Geral do Estado. Segundo ele, isso gerou um aumento de 22,5% na cobrança das taxas de serviços prestados pelos cartórios de registros em Rondônia.
“E o reflexo dessa ação é a geração de desemprego em cartórios de todo o Estado”, destacou o deputado que solicitou um diálogo com os demais deputados para que o repasse seja reduzido.


ALE/RO - DECOM – Juliana Martins
Foto: José Hilde

Adelino Follador pede prorrogação de prazo para escolas públicas entregarem Alvará de Licenciamento Veja todas as fotos

comentários

Deixe seu comentário

Os comentários são moderados, sua mensagem será avaliada e aparecerá ou não aqui num prazo médio de 24 horas.

Desenvolvido por:
w7br